carregando
logo

Artigo

Dom Giovanni D'Aniello é o novo Núncio no Brasil

access_time chat_bubble_outlineReligião
FONTE

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Bento XVI nomeou o novo Núncio Apostólico para o Brasil: o arcebispo Dom Giovanni D’Aniello, atual núncio na Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos. Ele sucede Dom Lorenzo Baldisseri, que ocupou o cargo durante 9 anos.

Aos 57 anos, Dom D’Aniello também já foi núncio na República Democrática do Congo. Natural de Aversa (sul da Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983.

D'Aniello, arcebispo da cidade de Pesto (no sul da Itália, no Estado de Campanha), era até então núncio apostólico na Tailândia e no Camboja e delegado apostólico no Laos e em Mianmar, cargos que ocupava há menos de dois anos.

Diferente do cargo de núncio, o delegado apostólico não possui privilégios diplomáticos e é designado para representar a Igreja Católica em Estados com os quais o Vaticano não tem relações diplomáticas.

O sacerdote, de 57 anos, também já foi núncio na República Democrática do Congo e começou sua carreira como padre na diocese de Aversa, na Itália, local onde nasceu.

O novo núncio apostólico vai substituir dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano.

Baldisseri escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. "Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato", disse.